APROXIMAÇÃO DOS JOVENS À INDÚSTRIA

Data
18/02/2021

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) está, em parceria com outros centros tecnológicos nacionais, a promover junto da comunidade escolar/jovens o projeto PENSE Indústria i4.0..
Tendo em vista melhorar a imagem da indústria junto da comunidade, o CTCP associou-se ao Turismo Industrial em S. João da Madeira , que desenvolve um trabalho de longa data com este publico, de forma a ambos unirem esforços para levar a indústria aos jovens, dando-lhes a conhecer a sua evolução tecnológica e promovendo a necessidade de pessoas cada vez mais especializadas.
O projeto visa ainda trabalhar ferramentas empreendedoras, incutir o espírito de equipa e fomentar a criatividade. Nesse sentido apresentam-se várias ações das queis dois concursos “isto é uma Ideia - iot” e o “F1inschool.”
 
Junta a tua equipa e vem mostrar do que és capaz!
Para mais informações contacta-nos.
Não fiques de fora.

+informações
Envie email para turismoindustrial@cm-sjm.pt ou ligue para o 256 200 204
 
AÇÕES
 
1. Sessões de Sensibilização i4.0
Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0
(Vamos à tua escola mostrar-te os nossos Robots; Impressoras 3D; Pista F1 in Schools; entre outras tecnologias)
 
Promoção de sessões nas escolas, com demonstração e experimentação sobre a indústria 4.0, recorrendo a equipamentos “transportáveis” .
Vamos à escola mostrar boas práticas de inovação, Robots; Impressoras 3D;
Óculos de Realidade Aumentada, Exosqueletos, entre outras tecnologias.
Existe a possibilidade de realização de palestras on-line.
 
 
2. Laboratórios de Tecnologias i4.0
Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0
(Visitas aos Centros Tecnológicos e Empresas Inovadores na tua área geográfica.)
 
Promoção de sessões nos Centros Tecnológicos, permitindo o contacto dos jovens com ambientes ricos em tecnologia e inovação, dispondo de recursos de excelência para a realização experiências i4.0.
Cada sessão de “Laboratório de Tecnologias i4.0” tem a duração máxima de 3 horas, acolhe uma turma ou grupo de jovens e está estruturada com atividades de índole prática (hands-on), com demonstração e experimentação de diversas tecnologias digitais.
Serão abordados temas como a Robótica, Modelação 3D, Prototipagem, Nanotecnologia, Digitalização, Sustentabilidade, Economia Circular, entre outros.
Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0

Promoção de visitas a empresas e a outros ecossistemas de inovação, permitindo um contacto impactante com a inovação e as novas tecnologias.
 
 
3. F1 in Schools
(Apoiamos o desenvolvimento da tua equipa de fórmula 1, desde a sua criação até às finais, nacionais e mundiais!)
 
Cria a tua equipa de fórmula 1, nós apoiamos a sua preparação para as finais regionais, nacionais e mundiais!
O F1 in Schools é um concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, tendo em conta fatores de sucesso de uma empresa de base tecnológica (tecnologias, manufatura aditiva, comunicação, gestão, marketing e empreendedorismo).
As equipas terão entre 3 a 6 alunos e contarão com o acompanhamento de um professor.
Estão previstas Provas de apuramento:
– Finais Regionais nas áreas de influência dos Centros Tecnológicos, de forma a selecionar as equipas que competirão na “Final Nacional” anual.
– Final Nacional. A equipa vencedora representará Portugal na Prova Final Mundial em local a designar pela Fundação Engineering in Montion, que é a entidade internacional gestora deste desafio.
 
 
4. Isto é uma Ideia IoT
As tuas ideias de negócio inovadoras podem deixar o papel e passarem a ser uma realidade com a construção de protótipos e participação em concursos.
 
As ideias inovadoras podem sair do papel e passar a ser uma realidade com a construção de protótipos. Conta com o nosso acompanhamento. Cria a tua equipa e participa neste concurso de âmbito nacional!
Este é o concurso nacional para apresentação de ideias, soluções inteligentes e exequíveis baseadas em IoT (Internet of Things), onde os jovens são desafiados a conceber uma nova solução com conexão via internet, que torne o dia-a-dia mais smart e simples e que preferencialmente também contribua para a sustentabilidade.
As equipas terão entre 3 a 6 alunos e contarão com o acompanhamento de um professor.
Estão previstas provas de apuramento:
– Finais Regionais nas áreas de influência dos Centros Tecnológicos, de forma a selecionar as equipas que competirão na “Final Nacional” anual.
– Final Nacional.
São atribuídos Prémios às melhores ideias!
 
+info:
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial