Visita orientada á exposição "Sereno Variavel"
15/11/2020

Duração: 60 minutos
Lotação: limite máximo de 10 participantes, necessária inscrição prévia através de email centrodearteoliva@cm-sjm.pt .
Acesso: mediante aquisição de bilhete de entrada (2,00€)*
*Entrada gratuita e descontos previstos no tarifário aplicam-se.
O projeto com curadoria de Antonia Gaeta apresenta uma vasta seleção de obras da coleção de arte bruta Treger Saint Silvestre e tem como ponto de partida uma abordagem ao retrato, um dos géneros mais canónicos da história da arte é aqui revisitado em múltiplas e surpreendentes formas.
“O enigma que a esfinge nos coloca à entrada do parque dos monstros de Bomarzo principia o arranque de ideias que esteve presente na construção de Sereno variável, uma exposição que congrega cerca de 170 obras dos diversos núcleos da coleção Treger Saint Silvestre. A seleção de trabalhos testemunha o gosto dos colecionadores para o retrato e a figura humana, mas também para diferentes aproximações tanto ao nível do detalhe fisionómico e de processos de registo primorosos, como do desproporcional e do indeterminado, sem centro e sem margens. Sereno variável apresenta criaturas sábias entre sombras de maneirismo e grotesco, com ecos de literatura medieval e epopeias mitteleuropeias, que se espalham pelas salas com as contínuas referências mitológicas e enigmáticas, entre máscaras, sátiras e jogos ilusionísticos, surpreen- dendo com a sua irregularidade alienante.” [Antonia Gaeta]
Devido às atuais medidas de segurança não haverá uma inauguração formal. Vimos convidá-lo(a) a visitar a exposição numa data da sua melhor conveniência até 2 de maio de 2021.