• cascata
  • Parque do Rio UI
  • parque
  • rio
Este parque urbano de grande dimensão abriu ao público em Maio de 2008. É um espaço de lazer com muito verde e milhares de árvores que conta com vários percursos para se fazer a pé ou de bicicleta.

O parque ganha ainda outra dimensão com a presença do rio Ul que o atravessa, criando ainda mais um cenário idílico. Este curso de água ganhou uma nova dimensão devido aos trabalhos de realinhamento e alargamento do leito combinados com a construção de açudes, que a par de albufeiras abastecem o sistema de rega do próprio parque.

Este parque possui também um património cultural de valor, nomeadamente, um moinho de água e um espigueiro. Surgiu a vontade de os requalificar e devolvê-los à população através de viagens aos tempos dos moinhos, onde estes tinham um papel central na agricultura e economia local. O projeto pretende retratar o ciclo do pão, a picagem da mó, entre outras atividades praticadas pelos nossos antepassados desde finais do século XVII. Este também será um local que irá integrar e apoiar novas iniciativas, fazendo um paralelismos entre os tempos.

Os visitantes do Parque têm ainda ao seu dispor a Casa da Natureza, criada através do aproveitamento de uma antiga estação de águas, um espaço multifacetado com bar, sala de recepção, um centro de interpretação ambiental e ainda uns balbnearios de suporte.

O Parque Urbano do Rio Ul é a concretização de uma aspiração antiga da cidade de S. João da Madeira e continuará a desenvolver-se e a crescer ao longo dos anos.
pt
en
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial