• cartaz

Concebida a partir da Coleção Norlinda e José Lima, a exposição parte das obras catalogadas no respetivo acervo como “fotografias”, a fim de as relacionar com outras obras de distintas categorias – vídeo, instalação, pintura ou desenho – e com as quais partilha a temática da invocação, direta ou indiretamente, dos mecanismos de perceção humana e da observação atenta do mundo.

O projeto inspira-se no designado “Observer’s effect” [Efeito do Observador] da física quântica que mede as alterações que o ato de observar tem sobre os objetos contemplados: “uma mente consciente pode afetar diretamente a realidade”. Considerando esta premissa, a seleção de obras reunidas nesta mostra pretende verificar, a partir de diferentes aproximações, se o nosso olhar pode transformar o mundo. Ou não.

Entre a luz e a escuridão, a contemplação e a inconsciência, a entropia e a ordem, a pintura e as imagens fotográficas, fixas ou em movimento, digitais ou analógicas, esta exposição oferece uma reflexão sobre como olhamos para construir uma leitura da coleção que transcende os limites entre disciplinas e, na qual, os espectadores são chamados a exercer a sua acuidade visual.

Patente no Centro de Arte Oliva de 19 junho 2021 — 31 dezembro 2021.

Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial