Museu da Chapelaria expõe chapéus do Carnaval de Ovar

24 de janeiro de 2023
Iniciativa resulta de uma parceria entre os municípios de S. João da Madeira e de Ovar.
Chapéus de um dos principais carnavais do país vão estar em exposição num museu único na península ibérica. Pela primeira vez, reúne-se no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, um conjunto de mais oito dezenas de chapéus e coberturas de cabeça que, em diferentes épocas, foram usados nos desfiles de Ovar.
 
Com inauguração marcada para este sábado, 28 de janeiro, às 16h00, a exposição – com o título “Os Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar” – ficará patente até 5 de março, reunindo, pela primeira vez, para cima de 80 peças, representando 23 grupos carnavalescos, escolas de samba e grupos de passerelle.
 
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Museu da Chapelaria (Município de S. João da Madeira) e a Aldeia do Carnaval (Município de Ovar), constituindo uma homenagem a todos aqueles e aquelas que, ao longo de mais de 70 anos, se entregam de corpo e alma ao maior evento do concelho de Ovar.
 
Para ver há chapéus de palhaço, de pirata, de índio, de cowboy, de polícia e de ladrão, de bruxa e de princesa, como se lê na sinopse desta exposição do Museu da Chapelaria, onde se acrescenta que são peças que “querem mostrar quão belo e feliz o mundo pode ser, numa paleta que parece prestes a explodir de alegria”.
 
Como afirma a diretora do Museu da Chapelaria, Tânia Reis, esta é “uma exposição onde o visitante tem a oportunidade de apreciar os detalhes e pormenores das suas criações que, em contexto de desfile, passam muitas vezes despercebidos”.
 
No âmbito desta iniciativa, e em conjunto com a Aldeia do Carnaval de Ovar, foi preparado um programa de atividades paralelas pelo Museu da Chapelaria, que pode ser consultado no site deste equipamento cultural do município de S. João da Madeira (https://www.museudachapelaria.pt/).

S. João da Madeira, 24 de janeiro de 2023

Adicionar comentário

pt
en
fr
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial
*Chamada para Rede Fixa Nacional | **Chamada para Rede Móvel Nacional