11.º Aniversário Turismo Industrial S. João da Madeira

19 de janeiro de 2023
Neste mês de janeiro, celebra-se o 11º Aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira, com a realização de várias atividades e visitas orientadas, a decorrer nas empresas e instituições parceiras deste programa municipal que visa proporcionar a descoberta do património industrial e da indústria viva que caracterizam e diferenciam o território do concelho.
 
No último ano, dando continuidade ao processo de afirmação e crescimento deste projeto, a Câmara Municipal assinou, com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, a Declaração de Colaboração, no quadro da dinamização do Turismo Industrial em Portugal.
 
Esse documento confirma o “interesse e empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o Guia de Boas Práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial”, no qual S. João da Madeira assume um papel de relevo desde a primeira hora.

Instituição norte-americana atribui prémio
 
Já com as comemorações deste seu 11.º aniversário no horizonte, o Turismo Industrial de S. João da Madeira foi distinguido, no início de janeiro, com o Prémio de Mérito da Society for Historical Archaeology.
 
Passou a ser, assim, um dos quatro primeiros projetos portugueses a receberem este galardão internacional atribuído por essa organização educacional, fundada em 1967 e sediada nos Estados Unidos da América, que, desde 1988, reconhece, dessa forma, indivíduos e organizações que se distinguem na causa da arqueologia histórica.
 
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, considerou “motivo de grande orgulho e satisfação” a atribuição desse prémio a S. João da Madeira, agradecendo a todas as pessoas e entidades envolvidas, quer na criação do projeto de Turismo Industrial, quer no seu desenvolvimento, destacando que tem características únicas no país e que tem inspirado outras cidades. O autarca revelou também que o município está a trabalhar no sentido do estabelecimento de novas parcerias para alargamento do número de entidades a visitar.
 
Roteiro inclui única fábrica portuguesa de lápis
 
Este programa pioneiro de turismo industrial, iniciado em janeiro de 2012 pelo município de S. João da Madeira, engloba empresas como a Viarco - Fábrica Portuguesa de Lápis, Fepsa - Feltros Portugueses, Cortadoria Nacional de Pêlo, Heliotextil, Bulhosas, Flexitex, Molaflex, Belcinto, CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, ERT - Têxtil Portugal, Mariano Shoes, Faurecia e Monte Campo.
 
Do roteiro de visitas do Turismo Industrial de S. João da Madeira, fazem ainda parte a Academia de Design e Calçado, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Sanjotec, além de equipamentos municipais como o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado, a Torre da Oliva e a Oliva Creative Factory (onde se encontra o Centro de Arte Oliva).
 
É possível conhecer em pormenor o programa do 11.º aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira nas redes sociais e no site do projeto, pelo telefone 256 200 204 ou pelo e-mail turismoindustrial@cm-sjm.pt.
 
 
S. João da Madeira, 18 de janeiro de 2023

Adicionar comentário

pt
en
fr
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial
*Chamada para Rede Fixa Nacional | **Chamada para Rede Móvel Nacional