Inaugurada na Áustria exposição de S. João da Madeira

14 de abril de 2022
Coleção Treger/Saint Silvestre
Inaugurada na Áustria exposição de 150 obras de arte bruta sediadas em S. João da Madeira
 
“Cooperação exemplar” entre o Museu Gugging e o Centro de Arte Oliva abre caminho a novas parcerias.
 
Abriu ao público no Museu Gugging, na Áustria, a exposição “treger saint silvestre: the art brut collection.!”, que apresenta , até setembro, uma seleção de cerca de 150 obras da coleção Treger/Saint Silvestre. Trata-se de uma parceria com o Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, onde está sediado esse acervo privado, que é um dos mais relevantes na Europa no que se refere à arte bruta.
 
A inauguração, que decorreu na última semana, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, do vereador João Almeida, da diretora do CAO, Andreia Magalhães e dos colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre, que se juntaram às autoridades locais e regionais austríacas, bem como aos responsáveis do Museu Gugging, numa cerimónia que registou ainda a participação da Embaixada de Portugal em Viena e do Instituo Camões.
 
Na sua intervenção, o presidente da autarquia sanjoanense destacou o “excelente entendimento e cooperação”, em que assentou a realização desta exposição, manifestando o desejo de que “esta seja a primeira iniciativa de um programa de colaboração longo e frutífero”. Jorge Vultos Sequeira apontou ainda a Coleção Treger/Saint Silvestre como “uma das mais importantes ferramentas da política cultural” da cidade de S. João da Madeira.
 
Martin Eichtinger, representante do governo regional do estado da Baixa Áustria, encerrou o período de intervenções, destacando também a parceria que permitiu a concretização da exposição, que considerou “um começo maravilhoso” para “uma combinação perfeita”. Momentos antes, o Museu Gugging e o Centro de Arte Oliva haviam sido apontados como “excelentes exemplos” de projetos da área cultural e artística, por parte de Mafalda de Oliveira Dias, conselheira da Embaixada de Portugal em Viena.
 
Esta entidade e o Instituto Camões integram também a parceria que possibilitou a realização da exposição “treger saint silvestre: the art brut collection.!”, referenciada como “uma das mais internacionais” que já passaram pelo Museu Gugging, como afirmou o diretor artístico da instituição, Johann Fellacher, realçando que a coleção Treger/Saint Silvestre, que serve de base à mostra, é constituída por obras de “mais de 350 artistas de todo o mundo”.
 

Adicionar comentário

Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial