DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTS E SÍTIOS 2021

19 de abril de 2021
"O vazio e o silêncio e a esperança em novos regressos."
Um retrato sobre o património de S. João da Madeira neste último ano de pandemia, por Mariana Silva, guia e antropóloga do @Turismo Industrial de S. João da Madeira e doutoranda integrada do @CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
🟢 "Horror ao vazio ou quando o património parou" e "Que patrimônio é este? Patrimônio para quem?" são as duas atividades propostas pelos doutorand@s Mariana Silva e Emiliano Dantas, no âmbito do convite dirigido ao CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia para participação no Dia Internacional do Monumentos e Sítios, celebrado anualmente no dia 18 de abril.

---

1. "Horror ao vazio ou quando o património parou", de Mariana Silva, partilha registos de lugares patrimoniais industriais que neste último ano ficaram marcados pelo vazio e o silêncio, com o fecho de museus e a paralisação do turismo, ou que até foram ocupados por novas funções ao serviço do combate à pandemia. Quer-se 1) suscitar reflexões sobre a dependência do património dos processos de exibição e os perigos da sua massificação e, em tempos de uma nova reabertura, 2) pensar sobre as potencialidades que a vida em pequenos grupos pode trazer para a consolidação de relações patrimoniais mais próximas, participadas e diferenciadas. As fotografias foram captadas em São João da Madeira, em abril do corrente ano.

📍 Visite a atividade aqui: 👉 https://bit.ly/2OVEXST

---

2. "Que patrimônio é este? Patrimônio para quem?", de Emiliano Dantas, parte do acervo fotográfico da sua tese de doutoramento para apresentar a sua experiência nas roças e no mato. As imagens tentam mostrar as interações da vida orgânica com a vida social, as fronteiras vivas que se misturam, os mistérios que não se consegue explicar a partir de uma análise ocidentalizada. As/os curandeiras/os e suas folhas, a floresta, a relação entre mar e feiticeiro. Pelas fotografias, pretendo questionar que patrimônio é esse? Das divisões de um mundo ou de suas interações, há patrimônio para quem? Ou para quê?

📍 Visite a exposição aqui: 👉 https://bit.ly/32lshrs

Adicionar comentário

Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial