“A Verdade Dói”

18 de dezembro de 2020
S. João da Madeira

Museu do Calçado expõe instalação realizada com sapatos de vítimas de violência de género

Abertura da exposição marcou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

 “A Verdade Dói” é uma exposição-instalação que pretende dar voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência. Pode ser visitada no Museu do Calçado, em S. João da Madeira, desde 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, data em que foi inaugurada, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e da Vereadora Paula Gaio, na qualidade de Conselheira Interna para a Igualdade.

Na ocasião, a Diretora do Museu do Calçado, Joana Galhano, mencionou que o objetivo é que as pessoas que visitam a exposição “calcem” estes sapatos e “se sintam naquele momento em que aquela pessoa viveu o lado mais negro da sua vida”, tendo conseguido “a coragem para iniciar um processo de cura e para testemunhar o que lhe aconteceu”.

“Sapatos que pensam”

Todos os visitantes do Museu do Calçado serão convidados a deixar um testemunho escrito sobre o que sentiram ao estar em contacto com a temática da violência de género, nesta exposição, que se insere no projeto “Sapatos que Pensam”, desenvolvido por este equipamento cultural de S. João da Madeira desde 2019.

A acompanhar a inauguração estiveram também presentes alunos dos Cursos Profissionais “Técnico de Análises Laboratoriais” e “Técnico Profissional de Multimédia” da Escola Secundária Oliveira Júnior, que irão desenvolver trabalhos curriculares sobre as temáticas presentes no Museu do Calçado, entre as quais, a violência de género.

Estrutura municipal de apoio à vítima

Neste âmbito, a Câmara Municipal de S. João da Madeira criou uma nova estrutura na cidade para dar resposta à violência doméstica e de género – o Espaço Aurora –, que foi inaugurado em setembro de 2020, com o objetivo de promover a capacitação e autonomização das vítimas.

Esse trabalho é desenvolvido através de atendimento e acompanhamento dessas pessoas, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica efetuada por uma equipa técnica especializada, bem como através de uma intervenção promotora da segurança de quem se encontra nessa situação.

Adicionar comentário

Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial