Rede Europeia de Turismo Industrial

21 de dezembro, 2012
Rede Europeia de Turismo Industrial
S. João da Madeira contribui para criação de Rede Europeia de Turismo Industrial

IV Congresso Europeu de Turismo Industrial decorreu nos dias 22 e 23 de novembro no edifício da Torre da Oliva.


A criação de uma Rede Europeia de Turismo Industrial foi uma das conclusões do IV Congresso Europeu de Turismo Industrial, que, durante os dias 22 e 23 de novembro, decorreu na Torre da Oliva. Na sessão de abertura, Castro Almeida chamou a atenção para o facto de “S. João da Madeira ser um marco do turismo industrial em Portugal, numa clara orientação estratégica do município em valorizar o tecido produtivo do concelho”.

Durante dois dias, cerca de 250 congressistas, oriundos de diferentes países europeus – responsáveis e especialistas na área do turismo industrial portugueses, franceses e espanhóis, mas também representantes do Reino Unido, Alemanha, Holanda, República Checa e Itália –, debateram as potencialidades do setor para gerar experiências enriquecedoras de alto valor cultural e económico nos países que apostam nesta área.

No final dos trabalhos, onde a experiência do município sanjoanense foi reconhecida “como exemplar”, as entidades organizadoras do evento – Câmara Municipal sanjoanense, Assemblée des Chambres Françaises de Commerce et d’Industrie e Cámara de Toledo – assinaram a «Declaração Europeia do Turismo Industrial», documento que vai servir de base para a criação da Rede Europeia de Turismo Industrial.

Nesse sentido, e no âmbito dos «Circuitos pelo Património Industrial», os congressistas congratularam-se ainda com a “metodologia de trabalho desenvolvida localmente” por S. João da Madeira, bem como a “qualidade final do produto turístico apresentado”.

Ainda na sessão de abertura, Castro Almeida recordou que depois das escolas e da habitação, apostas nos primeiro e segundo mandatos, agora a produção de riqueza é a grande aposta da autarquia. E os «Circuitos pelo Património Industrial», que incluem a Viarco, a Heliotêxtil, a Helsar, a Everest, a Cortadoria Nacional de Pelo, a Fepsa, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, o Centro Tecnológico de Calçado de Portugal e o Museu da Chapelaria, são disso um bom exemplo.

Aliás, segundo revelou ao congresso a técnica responsável pela implementação do projeto, Vanda Cardoso, entre janeiro e agosto, mais de quatro mil pessoas visitaram os «Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira.

Declaração de S. João da Madeira http://www.cm-sjm.pt/files/18/18340.pdf

Conclusões do Congresso http://www.cm-sjm.pt/18339
en
fr
pt
All rights reserved - © S. João da Madeira - Turismo Industrial