• Núcleo de Arte da Oliva
  • Núcleo de Arte da Oliva
  • Núcleo de Arte da Oliva
  • Núcleo de Arte da Oliva
  • Núcleo de Arte da Oliva

Núcleo de Arte da Oliva

A reconversão da zona 2 da Oliva, espaço emblemático da indústria de S. João da Madeira e singular no património arquitetónico modernista, marcou um ponto de viragem, uma mudança de orientação e de paradigma na função produtiva da fábrica. Nesta viragem, o Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory assume um papel fundamental na antecipação de um futuro assente na valorização do pensamento criativo e na ligação entre a prática artística e outros contextos produtivos.

É, por isso, um lugar de encontro de expressões, ideias e estratégias criativas de origem e motivações diversas. Esta coabitação é vista, hoje, como condição necessária do desenvolvimento e inovação, ao estabelecer o campo de combinações improváveis entre ideias familiares, de transformação de ideias existentes, mas também da sua aplicação e implementação no tecido social. O Núcleo de Arte da Oliva tem como missão estimular o diálogo público com a arte e a cultura contemporâneas. Para isso, conta com um espaço de exposições temporárias.

A Coleção Norlinda e José Lima, composta por artistas e projetos interdisciplinares onde se cruzam o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia e o vídeo;

A Colecção Treger/Saint Silvestre, que alberga núcleos de Arte Bruta, Artes Marginais e arte contemporânea, únicos no panorama Ibérico; e núcleos de vocação etnográfica, como a coleção de crucifixos contemporâneos e a coleção de Arte Vodu do Haiti.

Exposições temporárias sob consulta.

 

Turismo Industrial e Núcleo de Arte da Oliva
Pacote turístico promocional – Público geral

Parceiros na promoção da indústria e da arte na cidade, o Turismo Industrial e o Núcleo de Arte da Oliva de S. João da Madeira, apresentam um pacote promocional com visitas guiadas às Empresas industriais, às exposições de arte e ao Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica.

Através deste pacote turístico “Indústria e Arte lado a lado” o Turismo Industrial e o Núcleo de Arte da Oliva oferecem aos seus, já habituais, visitantes uma abordagem mais completa da cidade permitindo, assim, diversificar os interesses dos públicos e mostrar as enormes potencialidades turísticas e de desenvolvimento do concelho de S. João da Madeira.

Neste pacote, reúnem-se todas as empresas parceiras do Turismo Industrial e o mais recente equipamento cultural do concelho – o Núcleo de Arte da Oliva que com as suas coleções tem merecido diversas referências na imprensa internacional, em particular pelo facto de apresentar um dos melhores espólios de arte bruta a nível mundial.

A “Indústria e Arte lado a lado” pretende dar oportunidade aos turistas de conhecer o território de São João da Madeira aliando a forte vertente industrial com a vertente cultural e artística da cidade numa só oferta turística.

Experiências únicas com sensações completas são a mais valia deste pacote turístico que proporciona ao visitante a oportunidade de escolher entre diferentes temáticas a que se adapta melhor às suas características.


 Dias de visita:  Terça a Domingo
 Horários:  09h00-11h00 / 14h00-16h00

 Interrupções nas visitas:  Não
 Pré-reserva:  mínimo 1 semana
 Número de visitantes:  Min. 5 - Máx. 25
 Idade mínima:  3 anos
 Línguas:  Português, Inglês e Francês
 Duração da visita:  90 minutos
 Loja de Fábrica:  Não
 Oficina:  Sim
 Sala do Museu:  Não
 Showroom:  Não

          

RESERVAS
Turismo Industrial
Tel: 256 200 204
E-mail: turismoindustrial@cm-sjm.pt
Custo do pacote: 4,5€ p/pax (em vez de 9€)
Grupo mínino: 15 pax

Contactos
Morada:  Rua da Fundição, 240, 3700-119 S. João da Madeira
Tel: 256 200 204

Tous droits réservés - © S. João da Madeira - Turismo Industrial