Apresentação do projeto de Turismo Industrial

2012-01-16
S. João da Madeira lança projeto de Turismo industrial
S. João da Madeira é um município recente, marcadamente urbano, que tem registado um forte progresso graças, em grande medida, ao dinamismo da sua indústria. É este património que a Câmara Municipal quer passar a partilhar, de forma organizada, com Portugal e com o Mundo, criando um roteiro atrativo que mostra a indústria sanjoanense de ontem e de hoje, mas também de amanhã.

Neste sentido, a autarquia e outras instituições e empresas sanjoanenses lançam neste mês de janeiro os Circuitos Pelo Património Industrial de S. João da Madeira, um produto turístico capaz de proporcionar a todos os interessados um contacto próximo com as empresas e instituições da cidade aderentes ao projeto.

A Empresa Industrial de Chapelaria (hoje Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica), a Viarco (única fábrica de lápis do país em laboração) ou a metalúrgica Oliva (que renasce como incubadora de criatividade) são nomes com história, mas também com futuro e com grande potencial turístico. Por isso estão integradas neste projeto de Turismo Industrial.

O tecido económico de S. João da Madeira tem uma vitalidade e uma diversidade particularmente relevantes, destacando-se em especial o fabrico de sapatos, outra presença obrigatória nestes Circuitos Pelo Património Industrial, permitindo constatar que o setor soube adaptar-se aos novos tempos, trocando a mão de obra intensiva pela aposta na qualidade, na inovação, na criatividade, na moda e no design.

São nove as entidades incluídas neste projeto: o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a Cortadoria Nacional de Pelo e a indústria de chapelaria FEPSA, as fábricas de calçado Helsar e Evereste, a Heliotextil e a fábrica de lápis Viarco, além do Museu da Chapelaria.

Adicionar comentário

pt
en
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial