Em março, S. João da Madeira rima com Poesia

20 de fevereiro, 2019
Festival Poesia à Mesa percorre a cidade
Em março, S. João da Madeira rima com Poesia
Programa completo do evento é apresentado na segunda-feira, 25 de fevereiro
 
A Lisbon Poetry Orchestra abre o programa da 17.ª edição da Poesia à Mesa, um festival de homenagem a autores de língua portuguesa que decorre, de 1 de março a 5 de abril, em S. João da Madeira.
 
Ao longo do evento, figuras públicas como o jornalista Nicolau Santos, o músico Adolfo Luxúria Canibal e a atriz São José Lapa dão voz às palavras dos poetas, juntando-se a grupos de declamadores locais.
 
Quanto ao espetáculo de abertura, agendado para 1 de março, às 22h00, a Lisbon Poetry Orchestra convida outros artistas, das mais variadas áreas, para celebrar e interpretar poesia, numa viagem verdadeiramente única, à descoberta e reinvenção da palavra dita, que terá como palco a Casa da Criatividade.
 
Outro momento que vai marcar a edição deste ano da Poesia à Mesa acontece a 16 de março, as 22h00, no auditório dos Paços da Cultura. Trata-se de “Poesia & Jazz”, uma experiência que se traduz em poesia dita pelo jornalista Nicolau Santos sobre uma base musical de ambiente jazzístico da responsabilidade do Quarteto de Manuel Lourenço e da voz de Cláudia Franco. 
 
Peregrinação e Serão Poético
 
Dois pontos altos em cada edição deste evento são a Peregrinação e o Serão Poético, sempre em duas noites consecutivas. Este ano, o primeiro desses momentos decorre 22 de março, tendo como ponto de partida a Biblioteca Municipal, e contando com a presença do carismático Adolfo Luxúria Canibal, vocalista e fundador da banda Mão Morta.
 
A 23 de março, o segundo desses momentos de referência vai ter lugar na Casa da Criatividade, reunindo dois ícones da cultura nacional: a atriz e encenadora São José Lapa e o guitarrista e compositor, Mestre António Chaínho. Num Serão Poético desprovido de formalidades e conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, a música e a poesia ganham forma na pureza do dedilhado do embaixador da guitarra e na emoção das palavras de uma grande senhora dos palcos.
 
Os espetáculos referidos já têm bilhetes à venda na BOL-BilheteiraOnline (https://cmsjm.bol.pt) e locais habituais, com exceção da Peregrinação Poética que, à semelhança da generalidade da programação do evento, é de participação livre.
 
Na apresentação da Poesia à Mesa 2019, que acontece na próxima segunda-feira, 25 de fevereiro, às 16h30, nos Paços da Cultura, serão reveladas todas as novidades deste ano, nomeadamente quais os seis poetas homenageados nesta edição e como as suas palavras irão ao encontro das pessoas em diferentes locais da cidade.
 
S. João da Madeira, 20 de fevereiro de 2019
pt
en
fr
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial
*Chamada para Rede Fixa Nacional | **Chamada para Rede Móvel Nacional