Quartos Temáticos Turismo Industrial

13 de novembro, 2012
Quartos Temáticos Turismo Industrial
No WR Hotel S. João da Madeira Quartos temáticos “despertam” visitantes para o projeto do Turismo Industrial.

No âmbito do projeto Turismo Industrial, o WR Hotel de S. João da Madeira inaugurou sete quartos temáticos. Cortadoria Nacional de Pelo, FEPSA, Helsar, Everest, Heliotêxtil, Viarco e Museu da Chapelaria meteram mãos à obra e deram o seu cunho particular a cada um dos quartos que decoraram.

O aposento a cargo da Cortadoria Nacional de Pelo tem fotografias antigas e atuais da fábrica, mas também alguns objetos essenciais da manufatura, nomeadamente uma coberta em pelo de coelho e estatuetas em porcelana de dois desses animais.

Quanto à Helsar e à Everest, as duas empresas evocaram a indústria do calçado. Fotografias, quadros com adereços de couro, almofadas revestidas de couro e até um boneco de um sapateiro artesanal foram algumas das ideias encontradas para familiarizarem o turista com esta importante indústria concelhia.

Quem gostar do mundo dos chapéus tem ao seu dispor os quartos do Museu de Chapelaria e da FEPSA. No primeiro, o tema é o chapéu de coco, tipo Charlie Chaplin. Já a FEPSA optou pelo feltro, nomeadamente na coberta da cama e num cesto colocado sobre a cómoda. Na parede de fundo, um quadro evoca personagens célebres do cinema que não dispensam o chapéu, como Indiana Jones ou o pistoleiro sem nome interpretado por Clint Eastwood.

Enquanto a Heliotêxtil recorreu às etiquetas, pulseiras e bordados, a Viacro recorda o lugar privilegiado no panorama nacional – é a única fábrica do país –, mostrando ao turista o papel que o lápis representa na sua vida, através de uma enorme imagem que decora a parede atrás da cabeceira da cama.

Inovação

“Do projeto à produção foi dado espaço à imaginação e capacidade criativa das entidades envolvidas, num sentido de serviço à comunidade”, explicou o vereador Ricardo Figueiredo, da Câmara Municipal de S. João da Madeira. “As empresas mostraram capacidade de trabalharem em rede sem estar à espera dos recursos do Estado”, elogiou o autarca na sessão de inauguração.

João Garrau, diretor do WR Hotel de S. João da Madeira, mostra muito orgulho no trabalho desenvolvido pelas entidades do Turismo Industrial naquela unidade hoteleira. Para além de classificar a ideia de “inovadora”, explicou que a mesma nasceu durante a inauguração dos Circuitos pelo Património Industrial da cidade. “Este é um projeto de pessoas para pessoas”, acentuou.

Refira-se, por último, que este projeto contou ainda com o apoio do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, que também fazem parte do projeto de Turismo Industrial de S. João da Madeira.
pt
en
fr
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial
*Chamada para Rede Fixa Nacional | **Chamada para Rede Móvel Nacional