• sapato
  • Gastroformas
  • chapeu
  • lápis

“Se falta a essência, trabalha-se a forma.”

O projeto “Gastroformas da Industria Sanjoanense”, promovido pelo Turismo Industrial, visa dinamizar o concelho de S. João da Madeira promovendo, através da cooperação entre os vários agentes económicos e de promoção turística e cultural locais, a recuperação, preservação, promoção e divulgação do património gastronómico local, tendo por base a gastronomia tradicional e os produtos regionais.

A história desta cidade está relacionada com a indústria do calçado e da chapelaria e, hoje em dia, conhecida pela sua criatividade e inovação. É neste contexto que este projeto dá início a uma tradição gastronómica em S. João da Madeira relacionada com as FORMAS DA NOSSA INDÚSTRIA aliando a alguns sabores tradicionais como a cenoura e o coelho, alusivos à indústria chapeleira.

Gastroformas: Cloche

Comece a sua refeição com um petisco “de se lhe tirar o chapéu”, que junta ingredientes clássicos e formas industriais, numa combinação de sabores que lhe vão abrir o apetite. Um folhado de requeijão com espinafres, nozes e um fio de mel vai, de certeza, abrir o apetite para experimentar mais das nossas Gastroformas.

Este petisco pode ser saboreado no Restaurante Fábrica dos Sentidos.

Gastroformas: Sapato

As Gastroformas podem assumir diferentes essências, sabores e representar diferentes indústrias. Foi com este intuito que foram criadas e a sua diversidade é tão grande como a vontade de inovar de cada um. Dentro de uma massa de rissol é possível colocar uma infinidade de ingredientes e dar-lhe a forma que quisermos. O sapato foi a primeira forma e a francesinha o primeiro prato pensado para criar a primeira Gastroforma. Os ingredientes continuam a ser nacionais e representam o melhor da nossa região. A massa de rissol em forma de sapato, outro ex-líbris da nossa cidade, envolve uma francesinha feita com carne assada, chouriço de porco preto e queijo de Ossela, entre outros que poderá descobrir no Restaurante Tudo aos Molhos.

Gastroformas: Chapéu

O chapéu é uma marca na nossa história e no nosso crescimento. Uma vez mais a nossa cidade alia criatividade e tradição, apresentado uma sobremesa em forma de chapéu, com coco, bolacha e frutos vermelhos.

Poderá degustar esta sobremesa no Restaurante Fábrica dos Sentidos.

pt
en
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial