• Luís Onofre
Esta esposição propõe uma viagem ao passado e presente de um dos mais reputados designers de sapatos português. Com uma carreira de 17 anos, Luís Onofre é herdeiro da história e património da fábrica “Calçado Onofre” que, em 1939, a sua avó, Conceição Rosa Pereira, toma em mãos após o falecimento prematuro do marido. Mulher de grande tenacidade e exímia negociadora, Conceição Pereira conduzirá os destinos desta fábrica durante o século XX, passando-a, mais tarde, para as mãos de seu filho, Jorge Onofre. Em 1993, chega o momento de Luís Onofre dar continuidade a esta história de paixão e resiliência, consolidando a posição da empresa com a criação da marca “Luís Onofre”, em 1999.

Desde então, Luís Onofre calçou milhares de pés anónimos em todo o mundo. Mas calçou também alguns pés muito famosos, de princesas, atrizes e ícones culturais e sociais.

Elegância, feminilidade e sedução estão permanentemente presentes na cabeça de Luís Onofre quando este se senta a desenhar uma nova coleção. Há ali, em cada sapato, em cada exímio pormenor, uma mulher muito bem definida. Um pé muito concreto.

Esta exposição procura apresentar um percurso, um caminho de vida que tem sido dedicado a essa mulher e aos seus sapatos. Por detrás destes, descobre-se o homem que os criou.

Patente no Museu do Calçado.

pt
en
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial