• ocf
  • sanjotec

Projecto estruturante para S. João da Madeira e para a região é a Sanjotec-Centro Empresarial e Tecnológico, que constitui uma oportunidade de atrair empresas de base tecnológica à cidade, criando emprego mais qualificado, com mais valor acrescentado e com melhores níveis de rendimento. Este equipamento está localizado em terrenos contíguos ao Centro Tecnológico do Calçado (CTC), entre as zonas industriais do Orreiro e da Devesa Velha. 

A requalificação das zonas industriais da cidade tem sido levada a efeito pela Câmara, com a execução de infra-estruturas de telegestão, com introdução de fibra óptica, ao mesmo tempo que se melhoram arruamentos e espaço público na envolvente às empresas. O Município procedeu ainda à ampliação da zona industrial das Travessas, projeto essencial ao desenvolvimento de S. João da Madeira.

Fundamentais para a indústria sanjoanense são o Centro Tecnológico do Calçado e a Academia de Design e Calçado. O primeiro apoia as empresas do sector no que diz respeito à qualidade dos produtos e inovação tecnológica; o segundo, tem por objectivo responder com soluções rápidas às principais carências da indústria, em termos de formação profissional.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu a criação no concelho de um complexo denominado Oliva Creative Factory, que inclui uma Incubadora de Negócios Criativos. Este centro está a nascer no antigo pólo industrial da metalúrgica Oliva, em concreto na chamada zona 2 (ou fabricos gerais).

Outro espaço desativado da antiga Oliva, o edifício da sua emblemática Torre, alberga o Welcome Center dos Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira. Trata-se de um produto turístico criado pelo Município que conjuga a recuperação e a preservação do espólio industrial da região e que projeta o património como fonte de dinamização turística daquele que é um polo incontornável do mapa empresarial português.

pt
en
Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial