• cartaz
INTERSTICIAL: DIÁLOGOS NO ESPAÇO ENTRE ACONTECIMENTOS II
Arte portuguesa na Coleção Norlinda e José Lima

De 19 de outubro 2018 a 17 de fevereiro 2019

“Intersticial: Diálogos no espaço entre acontecimentos I e II”, com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, apresenta uma vasta seleção de obras de artistas portugueses na Coleção Norlinda e José Lima. Pela primeira vez uma exposição da coleção concentra-se no núcleo de arte portuguesa que tem vindo a ser construído pelos colecionadores num programa contínuo de aquisições desde a década de 1980 até ao presente. A exposição reúne cerca de oitenta obras de cinquenta artistas entre os quais encontramos os nomes de referência de distintas gerações da história da arte portuguesa: Paula Rego, Ana Vieira, Helena Almeida, Ângelo de Sousa, António Palolo, Fernando Calhau, Joaquim Bravo, Jorge Molder, Julião Sarmento, Rui Chafes, Francisco Tropa, Susanne Themlitz, André Cepeda, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, e outros mais a descobrir.

A exposição desenvolve-se em dois momentos que permitem que se trabalhe com maior profundidade o grande núcleo de arte portuguesa da coleção: o primeiro, patente de 24 de maio a 7 de outubro 2018, e o segundo que inaugura no próximo dia 19 de outubro e ficará patente até dia 17 de fevereiro 2019.

Miguel von Hafe Pérez, crítico e curador foi responsável pela área das Artes Plásticas, Arquitectura e Cidade do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. Entre 2002 e 2005 integrou a mesa curatorial do Centre d'Art Santa Mónica em Barcelona, onde foi co-responsável pela programação da instituição. Autor e coordenador do projeto Anamnese, foi precursor no arquivo e acesso para a arte contemporânea em Portugal. Dirigiu o Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela entre 2009 e 2015. Tem desenvolvido vários projetos de curadoria, sendo um dos mais recentes a grande retrospectiva de Álvaro Lapa ainda em vista no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Patente no Núcleo de Arte da Oliva até fevereiro 2019.

Todos os direitos reservados - © S. João da Madeira - Turismo Industrial